FC Porto empata com o Famalicão e falha liderança da I Liga

FC Porto empata com o Famalicão e falha liderança da I Liga

07/12/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O FC Porto não foi além de um empate (1-1) frente ao Famalicão, em jogo da 13.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio Municipal de Famalicão. O resultado impediu os dragões de aproveitar a derrota do Sporting em Moreira de Cónegos e assumir a liderança, caindo, pelo contrário, para o terceiro lugar da tabela.

Os azuis e brancos, comandados por Vítor Bruno, começaram a partida com intensidade, criando várias ocasiões perigosas. Galeno e Pepê estiveram perto do golo, mas o guarda-redes famalicense Ivan Zlobin respondeu à altura. Foi, no entanto, o Famalicão que inaugurou o marcador aos 43 minutos, por intermédio de Óscar Aranda, que aproveitou uma defesa incompleta de Diogo Costa para colocar os minhotos em vantagem.

Na segunda parte, o FC Porto voltou a entrar com força e chegou ao empate aos 52 minutos, através de Samu, num remate oportuno após um lance de bola parada. O avançado espanhol voltou a marcar aos 74 minutos, mas o golo foi anulado por fora de jogo, decisão que deixou os portistas em desespero.

Momentos depois, o árbitro Luís Godinho assinalou um penálti a favor do Famalicão, por mão na bola de Pepê. Contudo, Diogo Costa redimiu-se, defendendo o remate de Aranda e mantendo o empate no marcador.

Até ao final, Vítor Bruno fez alterações táticas, mas o FC Porto não conseguiu materializar a superioridade em mais golos. No último lance do jogo, uma oportunidade foi anulada por fora de jogo, encerrando a partida com o empate que frustrou as aspirações portistas.

Na tabela classificativa, o FC Porto soma agora 31 pontos, dois a menos que o líder Sporting e igualado com o Benfica, que tem um jogo em atraso. Já o Famalicão é sétimo, com 18 pontos, e volta a ganhar ânimo após uma sequência de maus resultados.

O próximo desafio dos dragões será crucial para recuperar terreno na luta pelo título, enquanto o Famalicão tenta consolidar-se na primeira metade da classificação.

Foto: DR