
Francisco Fernandes reeleito presidente da Federação Académica do Porto
07/12/2024Francisco Fernandes, estudante de Economia da Universidade do Porto, foi reeleito presidente da Federação Académica do Porto (FAP) na quinta-feira. Fernandes liderou a única lista candidata e obteve 22 votos favoráveis e quatro votos em branco, num universo de 26 associações de estudantes que participaram na eleição.
Nascido no Porto e licenciado em Economia pela Universidade do Porto, Francisco Fernandes destacou no discurso de reeleição a necessidade de oferecer aos jovens “esperança de uma vida melhor em Portugal” e uma “nova forma de fazer política”, reforçando o papel da FAP como motor dessa mudança.
Prioridades para o novo mandato
No próximo ano, a direção da FAP pretende dar continuidade ao trabalho iniciado, com foco em:
- Combate à desigualdade de oportunidades;
- Revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior;
- Fortalecimento do Centro de Estudos da FAP, para promover estudos de interesse público;
- Iniciativas contra as alterações climáticas;
- Defesa dos direitos humanos;
- Recuperação da sede da FAP no Campo Alegre;
- Lançamento da APP FAP – “a Academia no Bolso”.
Nova direção
Além de Francisco Fernandes, continuam no segundo mandato Maria Teresa Santos, Guilherme Torres, Tiago, Sofia Castro e Margarida Moreira. Novos membros, como Bernardo Oliveira, Sofia Silva e Pedro Moreira, também passam a integrar a direção.
Representação
A FAP é o principal organismo de representação dos estudantes da academia do Porto, abrangendo mais de 80 mil alunos dos quatro subsistemas de Ensino Superior em Portugal.
Foto: FAP