Depois da Laurence, seguem-se mais duas depressões esta semana

Depois da Laurence, seguem-se mais duas depressões esta semana

17/03/2025 0 Por Rmetropolitana

A chuva não dará descanso até pelo menos o final desta semana. Após a passagem da depressão Laurence, outras duas depressões vão afetar o país, trazendo mais precipitação, vento, neve e agitação marítima. Esta segunda-feira, 10 distritos encontram-se sob aviso amarelo devido à chuva. A depressão Laurence atravessará o Continente, trazendo consigo muita chuva, vento e agitação marítima, com possibilidade de trovoadas, granizo e neve em algumas regiões. O cenário será semelhante em todo o território, do Norte ao Sul do país. Nas ilhas, está em vigor o aviso vermelho para a Costa Norte da Madeira e para Porto Santo, devido a ondas que podem atingir os 16 metros de altura.

Os 10 distritos do Continente sob aviso amarelo incluem Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal, com o aviso a vigorar entre as 12:00 e as 18:00 desta segunda-feira. O IPMA também emitiu um aviso amarelo para o distrito de Faro devido a vento forte entre as 12:00 e a meia-noite. Faro, Setúbal e Beja estão sob aviso laranja, enquanto Lisboa e Leiria estão em alerta amarelo devido à agitação marítima forte.

Ainda esta semana, duas novas depressões vão afetar o Continente. A partir de terça-feira, dia 18, o IPMA prevê uma depressão “complexa”, que ficará “quase estacionária”, provocando um novo “episódio de tempo significativo”. O meteorologista Pedro Sousa adiantou que esta depressão, que se aproxima do Atlântico ao largo de Portugal, causará um agravamento do estado do tempo e deverá permanecer durante vários dias. No fim de semana, uma nova depressão associada a um sistema frontal vai gerar mais precipitação, a 22 e 23 de março.

O IPMA salienta que a intensidade e a localização destas depressões podem “oscilar de forma significativa”, devido à incerteza sobre o seu posicionamento, pelo que novas previsões serão divulgadas nos próximos dias. A tempestade Laurence é a 12ª desta temporada.

O meteorologista Pedro Sousa explicou que não é comum haver tantas depressões com esta frequência e persistência em março. Embora não seja uma situação inédita, o facto de se registar uma sequência tão prolongada de depressões a causar precipitação e tempo instável é algo raro neste mês, embora possa ocorrer ocasionalmente em diferentes estações, como no outono, inverno ou primavera. A explicação para este fenômeno está na posição do anticiclone dos Açores, que se encontra “fora do habitual”, permitindo a entrada de depressões atlânticas mais a sul do que o normal.

Quanto às temperaturas, o IPMA prevê valores “normais” para a época, com uma ligeira “anomalia positiva”. As máximas vão variar entre 9°C e 18°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 13°C e 19°C no Sul e entre 15°C e 19°C no litoral. As mínimas situar-se-ão entre 1°C e 9°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 7°C e 11°C no Sul e entre 8°C e 14°C no litoral.

Foto: DR – Horacio Villalobos

Notícia desenvolvida por: Bruna Rebelo