
Presidente da República concede Alto Patrocínio a conferência internacional dedicada à gastronomia de Santa Maria da Feira
17/03/2025O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concedeu a chancela de Alto Patrocínio à conferência internacional “Food 4 Thought”, organizada pelo Município de Santa Maria da Feira, no âmbito do projeto “Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO”. O evento, que decorrerá entre os dias 2 e 4 de abril, na Biblioteca Municipal, reunirá representantes das cidades criativas UNESCO de todo o mundo, assim como a comunidade científica, nutricionistas, chefs, professores, alunos e a comunidade local, para um intenso debate sobre gastronomia e consumo sustentável.
Ao conceder o Alto Patrocínio a este evento, o Presidente da República visa promover, incentivar e mobilizar o País e os cidadãos para os desafios e oportunidades que se colocam a Portugal. Esta chancela também representa um importante contributo para a concretização de ideias voltadas para o desenvolvimento nacional, funcionando como um incentivo e uma responsabilidade acrescida para a organização deste encontro internacional, que faz parte do plano de ações da candidatura de Santa Maria da Feira à Rede de Cidades Criativas da UNESCO para a Gastronomia, aprovada a 8 de novembro de 2021. Esta data marcou a atribuição à cidade da única designação de “Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO” em Portugal.
A conferência científica internacional “Food 4 Thought” foi apresentada publicamente na Tailândia, em maio de 2024, durante a conferência anual das Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. O evento recebeu elogios e interesse imediato de vários parceiros, que estarão presentes na conferência. Ao longo de três dias, entre 2 e 4 de abril, cerca de 200 participantes irão debater temas como o papel da cultura e da criatividade nas questões do património gastronómico local e global, conservação, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento.
O programa da conferência foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e abordará quatro temas centrais: Alterações Demográficas e Agricultura, Consumo Sustentável, Saúde e Bem-Estar, e Conhecimento Científico e Criatividade na Gastronomia. A conferência incluirá também a apresentação do filme documental “O Pão Doce de Santa Maria da Feira”, que narra a história da Fogaça da Feira, um produto com Indicação Geográfica Protegida e símbolo da secular Festa das Fogaceiras.
Outro momento relevante será a estreia do projeto artístico “temperART”, que surgiu de uma chamada internacional para promover o diálogo entre a gastronomia e as artes performativas, digitais, media arts, robótica e tecnologias. Além disso, serão apresentados os resultados do “Programa de Alimentação Saudável nas Escolas”, um compromisso do plano nacional de ações proposto pelo Município de Santa Maria da Feira e aprovado pela UNESCO.
A candidatura de Santa Maria da Feira à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO baseia-se em seis eixos estratégicos: educação alimentar e nutricional, investigação do património gastronómico, formação e capacitação de profissionais e amadores, fomento de parcerias entre diferentes áreas criativas, cooperação em eventos e intercâmbios internacionais, e comunicação e sensibilização.
Notícia desenvolvida por: Bruna Rebelo