
Bloco de Esquerda Denuncia Deposição Ilegal de Resíduos em Terroso, Póvoa de Varzim, e Pede Despoluição Urgente
30/10/2024O Bloco de Esquerda (BE) denunciou uma deposição ilegal de resíduos na freguesia de Terroso, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, considerando urgente a remoção dos materiais, a identificação dos responsáveis e a sua responsabilização legal. A denúncia, feita pelo núcleo do BE da Póvoa de Varzim, indica que junto ao parque desportivo de Terroso foram depositados resíduos como sofás, pneus, entulho de obras, louças, esponjas, madeira, cadeiras, caixas de cartão, tubos e plásticos.
Segundo o comunicado do BE, esta prática é recorrente na zona, que tem uma vegetação florestal próxima de habitações, o que representa um risco adicional dado o caráter inflamável de muitos dos materiais depositados. “A deposição ilegal de resíduos naquele local não é novidade. É frequente observar entulho nesta zona florestal, muito perto de habitações”, alertou o partido.
O BE apontou que a deposição irregular de resíduos é um problema crónico no concelho, sublinhando que já alertou a autarquia e espera que sejam implementadas medidas para identificar os responsáveis e restaurar a qualidade ambiental do local. “É urgente apurar a origem exata dos resíduos e aplicar as sanções legais”, defende o BE, reforçando ainda a importância de campanhas de sensibilização para prevenir situações semelhantes.
Até ao momento, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Junta de Freguesia de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso não responderam aos pedidos de esclarecimento da Agência Lusa.
Foto: DR