Valongo entre as cidades candidatas a Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente em 2024

Valongo entre as cidades candidatas a Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente em 2024

04/10/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O município de Valongo está entre os quatro finalistas do prémio Green Pioneer of Smart Tourism 2024 (Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2024), uma distinção atribuída pela Comissão Europeia ao destino com melhores estratégias e medidas para impulsionar o turismo sustentável através de práticas de transição ecológica.

Sucessor do European Destination of Excellence (Destino Europeu de Excelência), que reconhecia os destinos turísticos sustentáveis emergentes e não convencionais da Europa, este galardão é equivalente ao prémio Capital Europeia de Turismo Inteligente (European Capital of Smart Tourism) mas, neste caso, destina-se a cidades mais pequenas, entre 25 mil e 100 mil habitantes.

Valongo, o único município português selecionado, vai concorrer ao título com as cidades de Grevena, na Grécia, e Grosseto, em Itália, e ainda com e o Georparque Karawanken-Karavanke, situado na Eslovénia e na Áustria.

O vencedor será conhecido a 28 de novembro, depois de os finalistas apresentarem as suas propostas a um júri constituído por peritos europeus na área da sustentabilidade.  Estes terão como critérios de avaliação o impacto de práticas verdes e respetivo nível de inovação, bem como os benefícios que aportam para a comunidade, a capacidade de serem transferíveis/replicáveis para outras cidades, e o compromisso com uma transição verde de longo prazo. Além disso, o júri também deverá ser convencido com um programa aliciante de iniciativas e ações para o ano em questão (2024).