Trofa põe dois autocarros elétricos no transporte escolar

Trofa põe dois autocarros elétricos no transporte escolar

17/09/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Investimento de 748 mil euros inclui ainda novo posto de carregamento para a frota municipal

Dois novos autocarros elétricos já integram o serviço de transporte escolar da Câmara Municipal da Trofa, desde o início do ano letivo 2026/2027. As viaturas, com capacidade para 39 passageiros cada, representam uma das principais componentes de um investimento municipal de 747.978,70 euros na descarbonização da frota.

O projeto inclui também a instalação de um posto de carregamento elétrico, destinado a assegurar o abastecimento dos novos veículos e a apoiar a futura eletrificação da frota municipal.

Do investimento total, 491.246,08 euros são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Fundo Ambiental.

Com a entrada dos novos autocarros em circulação, a autarquia pretende reduzir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de gases com efeito de estufa associadas ao transporte escolar. A substituição de veículos convencionais por viaturas elétricas deverá também permitir um serviço com menor ruído e maior eficiência energética.

A aquisição dos equipamentos integra o projeto de Descarbonização dos Transportes Públicos e enquadra-se nas medidas municipais de transição energética.

“Este investimento representa mais um passo firme na estratégia que temos vindo a desenvolver para construir um concelho mais sustentável”, afirma Sérgio Araújo, presidente da Câmara Municipal da Trofa. O autarca destaca ainda que os novos veículos permitem “prestar um serviço de transporte escolar mais moderno, eficiente e amigo do ambiente”.

A Câmara da Trofa considera que a renovação da frota constitui também uma aposta na modernização dos serviços municipais e na redução da pegada carbónica do concelho.

Foto: CM Trofa