
Tomas Contte Brilha na Etapa 8 da Volta a Portugal
02/08/2024A oitava etapa da Volta a Portugal, que ligou Viana do Castelo a Fafe com a distância de 182,4 km, foi marcada por emoção e estratégia, oferecendo uma última oportunidade para as fugas brilharem antes das etapas decisivas.
Desde o início, um grupo de 27 ciclistas conseguiu escapar do pelotão, entre eles, figuras como Raúl Rota (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Gonçalo Leaça (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), Tiago Antunes (Efapel Cycling), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e Rafael Reis (Sabgal / Anicolor). A fuga atingiu uma vantagem significativa, chegando a mais de 12 minutos.
Na última meta volante do dia, em Póvoa de Lanhoso a 30 km do final, a fuga ainda mantinha uma confortável vantagem de 10 minutos e 50 segundos.
Já próximo de Fafe, ficou claro que os escapados disputariam a vitória da etapa. A 8 km do final, João Matias iniciou um ataque, seguido de perto por Diogo Narciso (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) e Samuel Boardman (Project Echelon Racing). Contudo, o trio foi alcançado no início da última subida do dia, em Golães, a 5 km da linha de chegada.
Apesar de diversos ataques, nenhum ciclista conseguiu se destacar na subida final. Um grupo de cerca de 20 corredores chegou junto a Fafe.
O sprint final no empedrado da reta da meta foi preparado com um grupo reduzido. Stephen Basset (Project Echelon Racing) foi o primeiro a lançar-se, mas Tomas Contte rapidamente tomou a dianteira e garantiu a vitória. O argentino comemorou a segunda vitória nesta edição da Volta a Portugal para a Aviludo – Louletano – Loulé Concelho. Andoni Abetxuko (Euskaltel – Euskadi) ficou em segundo lugar, seguido de Rafael Reis em terceiro.
No pelotão, os favoritos à classificação geral chegaram juntos, sem alterações nos tempos após alguns ataques na subida final.
Este sábado, há a subida ao Alto da Graça e aí, tudo pode acontecer.
Créditos: Podium Events