Rastreio do cancro da mama alargado a mulheres a partir dos 45 anos em 2025

Rastreio do cancro da mama alargado a mulheres a partir dos 45 anos em 2025

04/01/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Ministério da Saúde anunciou que as mulheres que completam 45 anos em 2025 serão convocadas ao longo do ano para realizar mamografias, de acordo com o itinerário das carrinhas da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Este alargamento do rastreio de base populacional, que antes abrangia mulheres entre os 50 e os 69 anos, foi anunciado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em dezembro de 2024, passando agora a incluir mulheres entre os 45 e os 74 anos, em conformidade com as recomendações da União Europeia.

A secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, garantiu que estão asseguradas as condições para a implementação desta medida:
“Está tudo montado e está tudo pronto.”

Segundo Ana Povo, o rastreio será operacionalizado por 38 unidades locais de saúde (ULS) em colaboração com a LPCC, que disponibiliza carrinhas equipadas para realizar as mamografias. As mulheres serão convocadas à medida que os veículos passarem pelas respetivas regiões ao longo de 2025.

Esta medida reforça a aposta na prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, ampliando o acesso a rastreios e procurando aumentar as taxas de deteção precoce, fundamentais para melhorar os prognósticos e reduzir a mortalidade associada à doença.

Foto: DR