
Casa da Música inicia nova temporada com diversidade musical e talentos emergentes
04/01/2025A Casa da Música, no Porto, arrancou o ano com uma programação rica e diversificada, marcada pelo festival Caminhos Cruzados e recitais de jovens pianistas como Francisco Costa e Yoav Levanon. O anúncio foi feito esta quinta-feira, destacando um mês repleto de eventos que celebram a música clássica, contemporânea e popular.
O Concerto de Ano Novo, protagonizado pela Orquestra Sinfónica do Porto no sábado e domingo às 18h00, inaugura o calendário de 2025, com a promessa de exaltar a diversidade musical ao longo de janeiro.
O Ciclo Piano também será um dos destaques deste mês, com dois recitais de jovens talentos. Francisco Costa, pianista português, apresentará na terça-feira, às 21h00, um repertório centrado na música russa e soviética do século XX. Já Yoav Levanon, pianista israelita de 20 anos, subirá ao palco no dia 28 de janeiro, às 21h00, com um programa que inclui obras de Bach, Chopin e Liszt. Levanon também se juntará à Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Anna Rakitina, para interpretar a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff.
O festival Caminhos Cruzados, que abre a temporada de 2025, terá início no dia 10 de janeiro com “Cruzamentos Ibéricos”, concerto da Orquestra Sinfónica do Porto conduzido pelo maestro espanhol Julio García Viço. O evento, que se estende por duas semanas, contará ainda com espetáculos como “Triplo de Bach”, da Orquestra Barroca; “O Regresso de Steve Reich”, do Remix Ensemble; “World as Lover”, da Orquestra Sinfónica; e “Bohemian Rhapsody”, pelo Coro Casa da Música, que encerra o festival no dia 19, às 18h00.
Entre os outros destaques do mês estão a apresentação do novo álbum de David Bruno, Paradise Village, e o projeto Wanderer Songs, uma homenagem a Zeca Afonso. A programação inclui também atividades educativas, concertos escolares, ensaios livres e o início do curso livre de História da Música, que explora a evolução do piano.
A temporada de 2025 será especialmente significativa, com a Casa da Música a comemorar os seus 20 anos em abril. Entre os eventos de celebração, estão a interpretação da “Missa Glagolítica” de Leoš Janáček pela Sinfónica e Coro, sob a direção de Stefan Blunier, e o “Stabat Mater” de Pergolesi, pela Orquestra Barroca e maestro Laurence Cummings.
Com uma oferta que combina tradição e inovação, a Casa da Música reafirma-se como um dos mais importantes polos culturais de Portugal, convidando o público a celebrar a música em todas as suas formas.
Foto: DR