Portugal vence Alemanha em Munique e garante lugar na final da Liga das Nações

Portugal vence Alemanha em Munique e garante lugar na final da Liga das Nações

04/06/2025 0 Por Rmetropolitana

A Seleção Nacional escreveu mais uma página de glória esta quarta-feira, 4 de junho, ao derrotar a Alemanha por 2-1 em pleno Allianz Arena, em Munique, e carimbar a passagem à final da Liga das Nações. Sob condições meteorológicas difíceis e perante uma das favoritas à vitória, a equipa orientada por Roberto Martínez demonstrou resiliência e eficácia nos momentos decisivos.

O encontro arrancou com atraso, após uma intensa tempestade de granizo ter atingido a região da Baviera, mas não travou a ambição lusa. Martínez surpreendeu com as suas opções iniciais: Vitinha começou no banco e João Neves, habitualmente médio, foi lançado como lateral direito na sua estreia nessa posição.

A primeira parte foi dominada pela Alemanha, com maior posse de bola e vários remates perigosos fora da área. A pressão alemã deu frutos no início do segundo tempo: aos 48 minutos, Kimmich recuperou alto, assistiu Wirtz, e o jovem germânico inaugurou o marcador de cabeça, sem hipóteses para Diogo Costa.

Com a equipa em desvantagem, Roberto Martínez mexeu e bem. Lançou Vitinha, Nélson Semedo e Francisco Conceição, que se tornaria figura do jogo. O extremo do FC Porto entrou com ousadia e, aos 63 minutos, assinou um golo de antologia: arrancou da direita, passou por vários adversários e, já perto da entrada da área, rematou em arco para o empate.

Pouco depois, aos 68 minutos, Portugal consumou a reviravolta. Bruno Fernandes descobriu Nuno Mendes na esquerda, que arrancou e serviu Cristiano Ronaldo na pequena área. O capitão português não perdoou e fez o 2-1 final.

Com este triunfo, Portugal volta a vencer a Alemanha 25 anos depois e está na final da Liga das Nações, agendada para domingo, novamente em Munique. Pela frente, os comandados de Martínez terão um duelo ibérico frente à Espanha ou um reencontro com a campeã de 2020/21, a França.

O sonho está vivo. Portugal quer voltar a levantar o troféu que conquistou na primeira edição da competição, em 2019.