Porto e Vila Nova de Gaia Candidataram-se a Capital Mundial do Desporto 2027

Porto e Vila Nova de Gaia Candidataram-se a Capital Mundial do Desporto 2027

03/01/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia apresentaram, esta sexta-feira, a candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto 2027, uma proposta que reflete vários compromissos, incluindo o investimento em infraestruturas modernas e acessíveis. A submissão oficial da candidatura foi concluída na segunda-feira, marcando um “momento histórico” para as duas cidades, que se posicionam como potenciais pioneiras na conquista deste título para Portugal.

O anúncio dos dois finalistas será realizado no final de janeiro. A candidatura é descrita como um esforço para promover o desporto como motor de desenvolvimento social e cultural, destacando-se ações concretas, como a criação e modernização de infraestruturas, a realização de eventos desportivos de grande dimensão e a implementação de programas inclusivos para todas as faixas etárias.

Os principais pilares da candidatura incluem o fortalecimento do desporto de formação, com foco em crianças e jovens, e a promoção da igualdade de oportunidades e inclusão social através da prática desportiva. A candidatura também sublinha a organização de competições internacionais que projetem a região como um destino desportivo de excelência, além de um compromisso com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que a candidatura destaca o papel do desporto na construção de sociedades mais saudáveis, inclusivas, justas e instruídas, valores que alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou que a candidatura conjunta é o reconhecimento de um trabalho contínuo das duas cidades, tanto individualmente quanto em parceria, ao longo dos últimos anos.

Com uma população total superior a 542.000 habitantes e representando 210 quilómetros quadrados, Porto e Gaia competem pelo título com Santiago de Cáli (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina).

A candidatura foi promovida no ano passado, durante a Conferência de Ministros do Desporto do Conselho da Europa, no Porto, pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, que expressou o seu apoio à iniciativa.

Porto e Gaia estão agora a caminho de tornar-se Capital Mundial do Desporto 2027, um sonho ambicioso que visa destacar a importância do desporto na construção de um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações.