Peixes mortos aparecem no rio Douro em Gondomar, possivelmente devido a cinzas de incêndios

Peixes mortos aparecem no rio Douro em Gondomar, possivelmente devido a cinzas de incêndios

21/10/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Dezenas de peixes apareceram mortos no rio Douro, junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Gramido, em Gondomar, durante o último fim de semana. Segundo informações avançadas pela Polícia Marítima do Porto esta segunda-feira, o fenómeno poderá estar relacionado com as cinzas de incêndios recentes que as fortes chuvas arrastaram para o rio.

O capitão do Douro, Rui Lampreia, afirmou à Lusa que esta é a terceira vez que tal acontece naquele local, sublinhando que as autoridades estão a investigar as causas. “Poderá ter a ver com as cinzas dos incêndios que se fizeram sentir nas últimas semanas de setembro, que as chuvas fortes terão arrastado para a água”, explicou Rui Lampreia.

Lampreia garantiu que, até ao momento, “não há indícios de derrame” e que os esforços estão agora focados em apurar as causas e realizar a limpeza necessária. A responsabilidade pela limpeza está a ser coordenada com a Câmara Municipal de Gondomar.

A autarquia, liderada por Marco Martins, também esclareceu que a ETAR de Gramido “tem cumprido as condições de descarga impostas na respetiva licença”. A Câmara acrescentou que os resultados do controlo analítico, que são enviados mensalmente às autoridades competentes, comprovam a conformidade da estação.

A situação está a ser monitorizada pelas autoridades locais para evitar novos incidentes e garantir a preservação do ecossistema aquático na zona afetada.

Foto: DR