
Greve na Auto Viação Feirense Condiciona Serviço da Rede Unir em Gaia e Espinho esta segunda-feira
01/12/2024Os trabalhadores da Auto Viação Feirense voltam a entrar em greve nesta segunda-feira, 02 de dezembro, o que irá impactar novamente o funcionamento da rede de transportes Unir, sobretudo nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Espinho, tal como ocorreu há um mês.
De acordo com Hélder Borges, coordenador Centro-Norte do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), a paralisação será seguida de uma manifestação, com os trabalhadores a deslocarem-se à sede da Área Metropolitana do Porto (AMP), por volta das 11h00.
A Auto Viação Feirense, através da sua subsidiária Transportes Beira Douro, é responsável pela operação do lote 4 da rede Unir, abrangendo Vila Nova de Gaia e Espinho, e atua também no lote 2, operando parcialmente nos concelhos de Gondomar, Paredes, Valongo e Santo Tirso, onde o serviço também poderá ser afetado.
Esta é a segunda paralisação dos trabalhadores da empresa em cerca de um mês. A última greve ocorreu no dia 04 de novembro, na sequência de um plenário realizado em 31 de outubro, refletindo a continuidade das reivindicações dos funcionários.
Com a greve, espera-se que os utilizadores enfrentem constrangimentos nos horários e na frequência dos transportes. A Auto Viação Feirense ainda não divulgou um plano de contingência, deixando os passageiros da rede Unir sem garantias de alternativas durante a paralisação.
A mobilização à sede da AMP evidencia a pressão para uma resposta por parte das autoridades regionais e da empresa, enquanto os trabalhadores mantêm a luta pelos seus direitos.
Foto: DR