Gil Vicente Para Totós estreia no Festival de Teatro José Guimarães

Gil Vicente Para Totós estreia no Festival de Teatro José Guimarães

18/11/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

16 de novembro de 2024, 21h30 | Tuna Musical de Santa Marinha

O Festival de Teatro José Guimarães acolhe a peça “Gil Vicente Para Totós”, uma criação coletiva que traz o universo do “pai do teatro português” para os dias de hoje com uma abordagem irreverente e humorística.

Depois de três anos a navegar pelos mares da criatividade, o NAVIO – Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras – surpreende ao revisitar os clássicos de Gil Vicente com um toque contemporâneo. Encenada por Ivo Romeu Bastos, a peça é o resultado de um convite da companhia Palmilha Dentada, que, no final de 2023, desafiou o grupo a mergulhar num processo de formação e experimentação artística no âmbito do projeto Múltiplos de Três.

O resultado é uma versão desconstruída, absurda e provocadora de algumas das obras mais icónicas do autor, misturando elementos modernos como futebol, rap e fado com as personagens-tipo e a sátira que marcaram o teatro vicentino.

Uma viagem pelos “mares” da criatividade

“Gil Vicente Para Totós” promete arrancar gargalhadas enquanto reacende o interesse pelo teatro clássico português, fazendo uso de uma estética contemporânea e um olhar irreverente sobre a obra do autor. Como explica a equipa criativa, muitos factos sobre Gil Vicente permanecem desconhecidos, o que deu margem para uma liberdade artística “totó” e cheia de loucura.

Ficha técnica e artística

Criação coletiva: Baseada em textos de Gil Vicente

Encenação: Ivo Romeu Bastos

Assistência dramatúrgica: Jaime Castelo-Branco

Co-criação e interpretação: Cristiana Sousa, Filipe Correia, Inês Sincero, Margarida Neto e Miguel Figueiredo

Videografia: Daniel Teixeira Pinto

Desenho de luz: Dário Pais

Operação de luz, som e vídeo: Bernardo Correia

Música: João Borges, Rodrigo Festas, Rodrigo Santos e Tomé Nunes Pinto

Esta coprodução entre a Palmilha Dentada e o NAVIO promete ser uma experiência teatral que desafia a noção do que é “clássico” e celebra a ousadia de reinterpretar um dos maiores nomes da cultura portuguesa.

Reservas e informações: tunasantamarinha@gmail.com

Foto: DR