
Fábrica de colchões em São João da Madeira anuncia despedimento coletivo de 78 trabalhadores
07/04/2024A Sleep 8, empresa britânica de colchões, está a proceder ao despedimento de 78 trabalhadores da sua unidade instalada em São João da Madeira. A fábrica, inaugurada em outubro de 2022, empregava atualmente cerca de 230 trabalhadores.
O despedimento coletivo foi confirmado pela Sleep 8, em comunicado enviado ao jornal “Negócios”. A empresa, denominada socialmente como “Advance Furniture Technologies” (AFT), justificou a decisão, afirmando que se viu “forçada a tomar a difícil decisão de iniciar um procedimento tendente à redução de cerca de 35% dos seus vínculos laborais”.
A AFT baseou sua abordagem ao mercado na experiência de exercícios anteriores, mas a partir de 2022, o mercado teve um comportamento inverso, com uma queda significativa nas vendas.
Segundo a empresa, comparado com a previsão inicial, houve um decréscimo de cerca de 47% em número de unidades produzidas e de cerca de 46% no volume de negócios.
Diante deste cenário, a empresa considera necessário adotar medidas operacionais e organizativas fundamentais para reverter os resultados negativos, visando garantir sua viabilidade económica.
A Sleep 8 assegura que os despedimentos serão realizados com o “absoluto respeito por todos os direitos e garantias dos trabalhadores, cuja carreira profissional e dedicação prestada não deixarão de ser devidamente considerados”.
A empresa também destacou seu crescimento nos últimos anos, com a abertura de 36 lojas em 8 países europeus, incluindo Portugal, Reino Unido, Alemanha e Espanha, desde a abertura da primeira loja em Lisboa em 2019. A produção em Portugal opera com tecnologia inovadora para garantir produtos de excelência.