25 de abril retrado em exposição fotográfica em Arouca

25 de abril retrado em exposição fotográfica em Arouca

07/04/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O tema do 25 de Abril é abordado em duas novas exposições na Biblioteca Municipal de Arouca. A exposição fotográfica “Uma revolução em marcha: o 25 de Abril nas ruas”, em exibição na galeria de exposições, apresenta 31 fotografias em preto e branco que retratam parte das operações militares que levaram à revolução de 1974 nas ruas de Lisboa. Essas imagens fazem parte do arquivo fotográfico preservado pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

Na sala de periódicos e na sala de adultos, os visitantes podem explorar a exposição bibliográfica “Namoradeiras da Liberdade: 50 anos e 50 livros do 25 de Abril”. Sobre 14 pedras namoradeiras de 7 janelas estão dispostos 50 livros relacionados com o 25 de Abril. O título foi escolhido não apenas por ser o nome dado a este tipo de bancos de janela, mas também porque o mês de abril conquistou a Liberdade, permitindo, entre outras coisas, o namoro livre, sem a censura, a condenação e os preconceitos da ditadura.

As exposições estão em exibição até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, na Biblioteca Municipal de Arouca. Essas iniciativas fazem parte do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril promovido pelo Município de Arouca, que será divulgado em breve.