
Exposição na Cooperativa Árvore celebra os 500 anos do nascimento de Luís de Camões
13/05/2024A Cooperativa Árvore, no Porto, inaugura a 23 de maio a exposição “Porque, quem não sabe arte, não na estima”, composta por quadros, esculturas e instalações, no contexto dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, anunciou esta segunda-feira.
A mostra, que estará patente ao público até 03 de junho e que é de entrada livre, reúne 14 obras, nomeadamente nove quadros, três esculturas e duas instalações, que abordam a temática camoniana, referiu a Cooperativa Árvore, em comunicado.
As obras são da autoria de Afonso Pinhão Ferreira, António Franchini, Carlos Silva, Do Carmo Vieira, Evelina Oliveira, Filipe Rodrigues, Francisco Simões, Hélder Carvalho, Humberto Nelson, Isabel Mourão Alves, Jorge Marinho, José Emídio, Nuno Ferreira e Susana Bravo.
No dia da inauguração, agendada para as 17:30 de dia 23 de maio, haverá, além da apresentação da exposição por uma das organizadoras, Isabel Ponce de Leão, a realização de uma conferência dada pelo presidente do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos – Universidade de Coimbra (CIEC), José Carlos Seabra Pereira, sobre o poeta português.
O programa contempla ainda um momento musical da responsabilidade de Cuca Sarmento, Francisco Carvalho, Manuel Sobral Torres e Maria Augusta Sá Pinto.
Luís de Camões, autor de “Os Lusíadas”, terá nascido a 23 janeiro de 1524 e é considerado uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa.
Foto: DR