Centenas de Peregrinos Participaram nas Cerimónias do Aniversário da Aparição de Nossa Senhora de Fátima

Centenas de Peregrinos Participaram nas Cerimónias do Aniversário da Aparição de Nossa Senhora de Fátima

13/05/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Centenas de peregrinos afluíram desde o início da manhã desta segunda feira, 13 de maio, para assistir às cerimónias religiosas do aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos. As celebrações, no Santuário de Fátima, foram presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella.

Esta peregrinação segue o tema anual do santuário de Fátima, “Chamados ao Encontro”, que, segundo o reitor do templo mariano, padre Carlos Cabecinhas, apela a um ano de oração em preparação para o Jubileu de 2025. “Este ano, o tema que guia a vida do santuário é a oração. Aliás, é o tema que o Papa Francisco propõe para toda a Igreja, como preparação para o Ano Santo, que celebraremos em 2025”, explicou Carlos Cabecinhas, em declarações divulgadas pela agência Ecclesia.

O santuário revelou que muitos voluntários estão a trabalhar no apoio logístico para receber os peregrinos, atuando em áreas como a liturgia, a pastoral, hospedagem, vigilância, gestão operacional, manutenção e sistemas de informação. “As tarefas são muitas e não seriam possíveis de executar sem os cerca de 200 voluntários, Servitas e escuteiros que colaboram regularmente com o santuário de Fátima”, avançou a instituição.

As cerimónias oficiais da peregrinação tiveram início às 21:30, deste domingo (12 de maio) com a recitação do rosário e a procissão das velas, seguidas da celebração da Palavra no altar do recinto, presidida pelo cardeal Juan José Omella. Após esta cerimónia, ocorreu uma noite de vigília de oração, antecedendo a procissão eucarística das 07:00 de segunda-feira (13 de maio), seguida da recitação do rosário e da missa internacional, que começou às 10:00, terminando com a tradicional procissão do Adeus.

As cerimónias foram presididas pelo cardeal espanhol e pelo Núncio Apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, e contaram com a presença de 17 bispos de dioceses portuguesas e do bispo de Tete, em Moçambique.