
Duas adolescentes arrastadas pela corrente e resgatadas do mar na Póvoa de Varzim
10/04/2025Duas adolescentes, de 13 e 15 anos, foram resgatadas do mar esta quinta-feira à tarde, na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, após terem sido arrastadas pela corrente enquanto tomavam banho.
Segundo a Polícia Marítima, o alerta foi dado por volta das 15h45. Uma das jovens foi rapidamente retirada da água por um nadador-salvador, mas a outra acabou por ser levada para um agueiro (zona de corrente mais forte), colocando-se em maior perigo. Durante o resgate, o nadador-salvador acabou por ficar também em dificuldades.
Um segundo nadador-salvador, da associação “Os Golfinhos”, chegou ao local e, em conjunto com o colega, conseguiram retirar a jovem de 15 anos da água. A adolescente, que sofre de diabetes e esteve mais tempo em situação de aflição, foi transportada ao hospital da Póvoa de Varzim, mas não sofreu ferimentos e encontra-se fora de perigo.
Além dos nadadores-salvadores, acorreram ao local elementos da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim, dos Bombeiros, do INEM e da Polícia Marítima.
A comandante da Polícia Marítima e capitã do porto, Mónica Martins, alertou para os perigos de frequentar praias fora da época balnear: “Ainda estamos com mar de inverno. Não é época balnear. As praias ainda não estão a ser vigiadas em permanência.”
Destacou ainda que a praia da Lagoa, situada perto do maior hotel da cidade, tem três placas de aviso devido ao perigo, mas os afogamentos continuam a acontecer.
Foto: Amin Chaar
Notícia desenvolvida por: Matilde Cardoso