Cortejo da Latada sai à rua este sábado e condiciona trânsito na Baixa do Porto

Cortejo da Latada sai à rua este sábado e condiciona trânsito na Baixa do Porto

06/11/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Porto prepara-se para receber, este sábado, 7 de novembro, mais uma edição do tradicional Cortejo da Latada, uma das iniciativas mais emblemáticas da integração académica na cidade. O desfile deverá reunir milhares de estudantes do ensino superior, assinalando o encerramento oficial das actividades de recepção aos novos alunos.

Organizado pela Federação Académica do Porto (FAP), o evento constitui um dos momentos mais aguardados pelos estudantes, juntando a tradição académica, a música e o espírito de convívio numa celebração que envolve diferentes instituições de ensino superior.

O programa de recepção aos novos estudantes inclui ainda o Juramento e o tradicional Batismo, culminando com o cortejo pelas principais artérias da cidade.

A concentração está marcada para as 14h00, no Largo Amor de Perdição, estando o percurso previsto terminar na Fonte dos Leões, na Praça Gomes Teixeira.

A dimensão do desfile e a expectativa de uma elevada afluência de participantes e espectadores vão obrigar a alterações temporárias na circulação automóvel na Baixa do Porto.

A autarquia alerta para os condicionamentos de trânsito associados à realização da iniciativa e aconselha os automobilistas a planearem antecipadamente as deslocações, privilegiando, sempre que possível, a utilização dos transportes públicos.

As informações relativas às ruas afectadas, aos cortes de trânsito e aos condicionamentos de circulação podem ser consultadas no portal oficial da Câmara Municipal do Porto.

O Cortejo da Latada volta, assim, a levar a tradição académica às ruas da Invicta, num dos momentos de maior participação estudantil do calendário universitário.

Foto: DR