
Câmara da Maia aprova construção de 48 fogos de habitação social em Vila Nova da Telha
21/10/2024A Câmara Municipal da Maia ratificou, esta segunda-feira, o contrato para a aquisição de terrenos e a construção de 48 fogos destinados à habitação social em Vila Nova da Telha, num investimento de 7,6 milhões de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este projeto insere-se no Acordo de Colaboração assinado em 2021 entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e o município da Maia, e visa dar resposta às necessidades habitacionais de 757 famílias que vivem em condições indignas.
O investimento de 7,6 milhões de euros será integralmente financiado pelo IHRU e tem como objetivo a construção de fogos na Rua de Prosela, em Vila Nova da Telha, com conclusão prevista para março de 2026. O projeto faz parte de uma iniciativa mais ampla de 107 milhões de euros, que engloba um total de 757 fogos destinados a habitação social no concelho da Maia.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, até à data, já foram submetidos para aprovação 92 dos 107 milhões de euros do investimento previsto no âmbito do acordo de colaboração. Em março, o autarca tinha anunciado que 700 dos 757 projetos de habitação social no âmbito do programa 1.º Direito já tinham sido aprovados, com a expectativa de concluir os restantes até ao final do mês.
Além dos fogos em Vila Nova da Telha, a autarquia também aprovou recentemente projetos para a construção de 24 fogos em Águas Santas e 22 fogos em Milheirós. Após aprovação pelo IHRU, que assume o financiamento ao abrigo do PRR, o próximo passo será o lançamento de concursos públicos internacionais para garantir a execução dos projetos até 2026.
O programa 1.º Direito, parte da Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), visa promover soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas, contemplando opções como arrendamento, reabilitação e construção de novos edifícios habitacionais.
Foto: DR