
Vitorino Silva desiste da candidatura à Presidência da Câmara do Porto para apoiar Manuel Pizarro
03/07/2025Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, anunciou que desiste da corrida à Presidência da Câmara Municipal do porto para concorrer às eleições presidenciais do próximo ano e, ao mesmo tempo, apoiar Manuel Pizarro na corrida à autarquia portuense. O apoio será feito através do movimento que lidera, “Porto a bom Porto”, e pelo partido RIR, que, segundo noticia o JN, irão integrar as listas do ex-ministro da Saúde.
A decisão foi tomada após uma reunião entre Vitorino Silva e Manuel Pizarro. “Tive quatro convites, incluindo de Manuel Pizarro”, afirmou o rosto do movimento “Porto a bom Porto”.
Sobre as eleições autárquicas no Porto, Vitorino Silva prevê uma disputa renhida: “As eleições no Porto vão ser taco a taco entre Manuel Pizarro e Pedro Duarte. Os votos vão ser bipolarizados. Entendo que podemos ser o fermento que falta a Manuel Pizarro. Para ganhar a Câmara do Porto, basta um voto”. O apoio do movimento e do partido RIR será “exclusivo” ao candidato do PS, justificando que “as nossas ideias são muito iguais às de Pizarro”.
Além do apoio à candidatura socialista, Vitorino Silva anunciou a sua candidatura presidencial, onde pretende ser o único a concorrer três vezes seguidas. “Não posso trair quem votou em mim no passado. Não vou ao Porto, vou a Portugal”, afirmou. A recolha de assinaturas para a candidatura começa já na próxima semana.
Com esta estratégia, Vitorino Silva aposta num papel duplo nas eleições de 2025, conciliando a corrida a Belém com o reforço do apoio político no Porto.