
Valongo recebe maior investimento logístico do país
23/07/2023A norte-americana Panattoni escolheu Valongo para construir o seu primeiro parque logístico em Portugal, o Panattoni Park Valongo, que representa um investimento de 50 milhões de euros. O edifício, que já está em construção, será o maior projeto logístico do Norte do país.
“Estamos muito satisfeitos por lançar a primeira pedra do nosso projeto em Portugal. Realizámos o maior investimento do setor no norte de Portugal, demonstrando o nosso compromisso a curto e longo prazo com o país. Este é o primeiro de muitos outros que estão para vir”, salienta, em comunicado, o managing director para a Península Ibérica, Gustavo Cardozo.
O centro logístico localizado na zona industrial de Campo vai contar com dois armazéns de 27.000 e 47.000 metros quadrados com área de escritório, para utilização industrial ou logística, e que podem ser arrendados a um ou vários inquilinos.
O empreendimento contará com 140 cais de carga nos dois armazéns e espaço de manobra para camiões de 35 metros, dispondo ainda de um parque automóvel com 506 lugares e também de 137 lugares para veículos pesados.
“Temos muito orgulho por termos atraído um investimento desta dimensão que vai aumentar a nossa competitividade, e seguramente trará mais investimentos e postos de trabalho”, disse o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, na cerimónia que assinalou o arranque da construção.
O projeto terá o certificado de construção sustentável Breeam “Very Good”. Será também instalada uma central fotovoltaica, bem como um sistema de iluminação LED de baixo consumo e carregadores elétricos para abastecer de energia limpa os veículos elétricos utilizados para as entregas de última milha.
A Panattoni foi fundada em 1986 nos EUA e desde a sua criação, o grupo desenvolveu projetos na Europa que totalizam mais de 20 milhões de metros quadrados de espaço logístico. Amazon, Arvato Services Polska, Coty Cosmetics, DSV, H&M, Intermarché, Leroy Merlin, GXO, Still, Schenker, Selgros e Tesco são alguns dos clientes do grupo norte-americano.
A consultora imobiliária Savills foi a responsável pela transação do terreno de aproximadamente 150.000 metros quadrados. “Congratulamo-nos por integrar, desde início, este processo que irá colocar em Portugal o primeiro parque logístico da Panattoni. A Savills está agora a trabalhar no processo de comercialização deste parque de forma a que seja possível receber novos inquilinos já no decorrer do segundo trimestre de 2024. Estamos certos que este será um projeto que marcará os próximos anos do sector logístico em Portugal”, sublinha Pedro Figueiras, head of industrial & logistics da Savills Portugal.