
UE prepara carteira de identidade digital para substituir documentos físicos
19/03/2025A União Europeia está a desenvolver uma nova solução de identificação digital, com o objetivo de simplificar a forma como os cidadãos europeus provam a sua identidade, tanto online como offline. A Carteira de Identidade Digital da UE (EUDI) será uma alternativa ao Cartão de Cidadão e outros documentos físicos, permitindo um acesso mais fácil a serviços públicos e privados em toda a União Europeia.
Disponível para todos os cidadãos e residentes elegíveis, a EUDI permitirá comprovar a identidade e armazenar informações pessoais de forma digital. Os utilizadores terão controlo total sobre os dados que partilham, podendo utilizá-la em diversos contextos, como identificação online, armazenamento de certificados e acesso a serviços governamentais e privados.
A carteira digital estará disponível em aplicações móveis e outros dispositivos, possibilitando o armazenamento e troca de informações verificadas por governos e entidades privadas de confiança. Entre as suas funcionalidades, destaca-se a possibilidade de solicitar documentos oficiais (como certidões de nascimento ou atestados médicos), abrir contas bancárias, obter declarações fiscais, candidatar-se a universidades, armazenar receitas médicas digitais e comprovar a idade para determinados serviços. Além disso, facilitará processos como aluguer de viaturas, check-in em hotéis e até pedidos de empréstimos bancários, eliminando a necessidade de deslocações presenciais.
Antes da implementação oficial nos Estados-Membros, a EUDI será testada em quatro projetos de grande escala, abrangendo cenários da vida real em diferentes setores. No total, mais de 250 empresas privadas e autoridades públicas de 25 países participarão na fase de testes.
Foto: Artigo Canva
Noticia reproduzida por: Carolina Barroso