
Tribunal de Espinho julga megaprocesso de tráfico de droga com 34 arguidos
05/05/2025Começa esta terça-feira, no Tribunal de Espinho, o julgamento de um megaprocesso de tráfico de droga que envolve 34 arguidos, sete dos quais em prisão preventiva.
A rede, desmantelada pela GNR da Feira em abril de 2024, atuava nos distritos de Aveiro e do Porto, sobretudo em concelhos como Santa Maria da Feira, Espinho, Gaia e Porto. Os arguidos — com idades entre os 21 e os 62 anos — são acusados de tráfico de cocaína, heroína, haxixe e MDMA. Nove respondem por tráfico agravado, havendo ainda acusações por posse de arma proibida e condução sem carta.
Segundo o Ministério Público, a organização era estruturada: uns tratavam da compra, logística e distribuição, enquanto outros asseguravam o transporte e o armazenamento em locais discretos. A venda era feita ao domicílio ou na rua, usando códigos e aplicações como WhatsApp e Telegram. As entregas eram rápidas e os pagamentos feitos em dinheiro ou por transferência bancária.
A investigação contou com escutas, apreensões de droga, armas, dinheiro e mais de 200 testemunhas. O julgamento promete ser longo, dada a complexidade e o número de envolvidos. Parte das vendas terá ocorrido durante os confinamentos da pandemia, violando as restrições em vigor na altura.
Foto: Tony Dias
Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso