Tondela é o sétimo “afilhado” do FC Porto na Final da Taça de Portugal

Tondela é o sétimo “afilhado” do FC Porto na Final da Taça de Portugal

17/05/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Todela e FC Porto defrontam-se no próximo domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, em mais um Final da Taça de Portugal em futebol.

Em termos históricos para as 31 finais da Taça de Portugal que o FC Porto disputou até ao momento, entre 17 vitórias e 14 derrotas, os dragões apadrinharam a estreia em decisões de sete equipas sendo que apenas por uma vez não ganharam e com uma história curiosa sobre esse encontro em 1961 frente ao Leixões: a decisão realizou-se no Estádio das Antas, casa dos azuis e brancos, e a grande figura da equipa de Matosinhos era um antigo jogador do clube, Osvaldo Silva.

  • 1955/56: FC Porto-Torreense, 2-0
  • 1960/61: FC Porto-Leixões, 0-2
  • 1983/84: FC Porto-Rio Ave, 4-1
  • 1990/91: FC Porto-Beira-Mar, 3-1 (a.p.)
  • 2002/03: FC Porto-U. Leiria, 1-0
  • 2008/09: FC Porto-P. Ferreira, 1-0
  • 2009/10: FC Porto-Desp. Chaves, 2-1
  • 2020/21: FC Porto-Tondela

O saldo de encontros oficiais entre FC Porto e Tondela pendem a favor dos azuis e brancos, com um total de 13 vitórias e um empate em 15 jogos e a única derrota no Dragão em 2016, com um golo de Luís Alberto. Esta época trouxe os resultados mais desnivelados em compromissos para o Campeonato, com uma vitória por 3-1 no Estádio João Cardoso com hat-trick de Taremi a juntar-se a uma goleada por 4-0 no Dragão (Taremi, Galeno, Fábio Vieira e Francisco Conceição).

No próximo domingo veremos se o favoritismo portista se mantêm e se a equipa orientada por Sérgio Conceição conseguirá conquistar a desejada ” dobradinha”, depois de ter conquistado o campeonato.

Um jogo que será acompanhado pela Rádio Metropolitana Porto, que uma vez mais, marcará presença num grande evento desportivo.