
Terminal Intermodal de Campanhã Conquista Certificação Ambiental Ouro
07/02/2025O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), no Porto, obteve a prestigiosa certificação LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), tornando-se o primeiro edifício público do país a alcançar este nível de reconhecimento ambiental. Com 60 pontos conquistados, o TIC adquire o grau Gold, o segundo nível mais alto da certificação LEED, que inclui também os graus Certified, Silver e Platinum. Este sistema é o mais reconhecido internacionalmente na avaliação de mérito ambiental de edifícios, estando em aplicação em mais de 150 países.
Inaugurado a 20 de julho de 2022, o TIC rapidamente se transformou num importante hub de transportes, com impacto direto na cidade do Porto e na região norte de Portugal. Este projeto de grande escala, que integra vários meios de transporte, foi desenvolvido pela GO Porto e é um marco na sustentabilidade e na eficiência da mobilidade urbana. O TIC integra um terminal rodoviário para autocarros, uma estação de metro e uma estação ferroviária, oferecendo uma conectividade simples e eficiente para os passageiros, permitindo-lhes transitar rapidamente por toda a cidade do Porto. O design inovador e funcional do terminal garante uma operação otimizada, sem cais de embarque pré-definidos, com um sistema de gestão inteligente que lê as matrículas dos autocarros e atribui, em tempo real, os postos disponíveis.
Com 24 mil metros quadrados de área bruta total de construção, o TIC incorpora um parque urbano de 4,6 hectares, e está localizado sob a maior cobertura verde implantada em um edifício público da cidade, contribuindo para a absorção da poluição do ar e a minimização do impacto visual do terminal. Uma das principais vantagens do TIC é a sua contribuição para a redução dos gases com efeito de estufa, ajudando a diminuir a poluição no centro da cidade. Estima-se que, nos próximos cinco anos, o terminal contribuirá para a redução de 5,2 toneladas de dióxido de carbono (CO2), graças às suas infraestruturas sustentáveis.
O terminal reforça ainda a aposta da Câmara Municipal do Porto num transporte público eficiente e sustentável, alinhando-se aos objetivos do Pacto do Porto para o Clima, que visa a neutralidade carbónica até 2030. O Terminal Intermodal de Campanhã não é apenas uma infraestrutura de transporte, mas também um exemplo de engenharia inovadora e compromisso ambiental, sendo agora um modelo para o futuro das cidades sustentáveis.