
Temperaturas vão subir a partir de terça-feira com aumento do risco de incêndio, alerta IPMA
25/05/2025O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou este sábado para uma subida gradual das temperaturas em Portugal continental a partir de terça-feira, dia 27 de maio, com impacto direto no aumento do Perigo de Incêndio Rural (PIR), cuja classificação máxima poderá abranger vários concelhos do Sul do país.
De acordo com o comunicado, os termómetros já se encontram acima da média climatológica habitual para maio na maior parte do território e deverão continuar a subir, com um pico esperado nos dias 29 e 30.
A temperatura máxima deverá ultrapassar os 30 °C na generalidade do país, com exceção de algumas zonas costeiras ocidentais, e superar os 35 °C em áreas da região Sul e do vale do Tejo. Também as temperaturas mínimas vão subir ao longo da semana, podendo superar os 15 °C na maioria do território, embora se mantenham inferiores a 10 °C em algumas zonas do Norte e Centro até segunda-feira.
Estas condições meteorológicas vão provocar um aumento significativo do risco de incêndio, com níveis elevados e muito elevados a alastrarem-se à maioria das regiões e o nível máximo de perigo a atingir alguns concelhos do Sul. Esta situação poderá implicar restrições às atividades em meio rural, avisa o IPMA.
A previsão de tempo quente e seco deve-se à entrada de uma massa de ar quente proveniente do Norte de África, o que manterá o céu geralmente limpo. Poderá ocorrer alguma nebulosidade matinal nas regiões Norte e Centro, sobretudo no início da semana e no litoral.
O vento deverá soprar predominantemente do quadrante norte, fraco a moderado, tornando-se por vezes forte nas terras altas e litoral oeste durante a tarde. Nos dias 29 e 30, haverá uma maior influência de vento do quadrante leste, favorecendo o transporte da massa de ar quente e seco.
Por fim, o índice de radiação ultravioleta (UV) continuará em valores muito elevados, típico desta época do ano e potenciado pela falta de nebulosidade.