
Sindicato alerta para “situação limite” em lares e infantários do CCD do Porto
05/08/2023O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) alertou esta sexta-feira que os equipamentos sociais do Centro Cultural e Desportivo do Porto (CCD) estão em “situação limite” devido à falta de funcionários e atrasos salariais.
Em declarações à agência Lusa via telefone, enquanto à entrada da sede do CCD do Porto decorre uma “manifestação de aleta”, o assessor da direção do STFPSN contou que, por exemplo, no lar de Monte dos Burgos vivem “38 idosos acamados e totalmente dependentes auxiliados por duas trabalhadoras em cada turno”.
“A situação é limite e tem a ver com o número de trabalhadores. Esta situação grassa no setor social como um todo. Em todas as IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social], sejam filiadas na Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, sejam das Misericórdias ou outras, há dificuldade de contratação quer pelos baixos salários que se praticam quer pela responsabilidade destas funções”, disse Jorge Araújo.
Frisando que em causa estão idosos, crianças e pessoas em situações de carência, o responsável lamentou: “É muito difícil encontrar jovens trabalhadores que mediante tanta responsabilidade aceitem trabalhar pelo salário mínimo nacional. E quem está no ativo tem idade avançada e não está a ser substituída. Isto com as necessidades sempre a aumentar”.