
Sete antigos Dragões carimbam a passagem às finais das provas da UEFA
06/05/2022Texto escrito por Tiago Veríssimo Pereira
Gonçalo Paciência (Eintracht Frankfurt), Sérgio Oliveira e José Mourinho (AS Roma), Luís Díaz e Diogo Jota (Liverpool) e ainda Éder Militão e Casemiro (Real Madrid) carimbaram as passagens às finais das provas da UEFA da temporada 2021/22.
O colombiano Luís Díaz e o gondomarense Diogo Jota foram os primeiros a carimbar a passagem à final da Liga dos Campeões, ao ajudarem o Liverpool a derrotar os espanhóis do Villareal por 2-3 (2-5 na combinação das duas mãos). Assim sendo, irão reeditar a final de 2017/2018 ao defrontar o Real Madrid, de Éder Militão e Casemiro, que numa épica remontada eliminaram o Manchester City por 3-1 (6-5 na combinação).
Na Liga Europa, o Eintracht Frankfurt de Gonçalo Paciência chegou a uma final, 42 anos depois, ao ganhar por 1-0 os ingleses do West Ham depois de, na primeira mão, ter ganho em Londres por 2-1 e, desta forma, apurou-se para a final, onde defrontará os escoceses do Rangers.
Por fim, na primeira edição da Liga Conferência da Europa, a AS Roma de Sérgio Oliveira e comandada pelo técnico José Mourinho chega à final ao conseguir derrotar o Leicester City (de Ricardo Pereira) por 1-0, sendo que na primeira mão o jogo acabou empatado a uma bola. A armada lusa irá, assim, lutar pelo trofeu frente aos neerlandeses do Feyenoord. Faz parte ainda da equipa romana o guarda-redes luso, Rui Patrício.
Chegam assim, seis antigos atletas do FC Porto e um antigo treinador portista que vão lutar para atingir o topo da Europa e levantar o tão desejado trofeu.