
Rui Moreira visita casa reabilitada em Ramalde no programa Porto Amigo
11/11/2022(Texto de Mariana Oliveira)
Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto e o vereador da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo, visitaram uma casa reabilitada, na passada quarta-feira, dia 9 de novembro, na Travessa Particular das Cruzes, Ramalde.
A reabilitação foi realizada no âmbito do programa Porto Amigo, que conta com a Câmara Municipal do Porto em parceria com a Fundação Manuel António da Mota (do grupo Mota Engil), a GAS Porto e a associação Just a Change.
A habitação pertence a um agregado familiar de três elementos e as obras envolveram um investimento de mais de 11 mil euros.
“Nós não queremos desenraizar as pessoas. A possibilidade de as pessoas permanecerem numa casa onde cresceram, viveram, nasceram, desenvolveram laços, onde têm os seus vizinhos, isso para nós é a forma de fazer a cidade, de construir cidadania”, defende Rui Moreira. Acrescentando ainda que “a generosidade de quem vem para aqui como voluntário é um exemplo para outros”.
Podem candidatar-se ao programa pessoas residentes no concelho do Porto, em habitação não municipal, em situação de comprovada carência económica ou que tenham no seu agregado familiar alguém com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
Relativamente ao número de candidaturas para reabilitação de casa, Fernando Paulo, à Rádio Metropolitana Porto, disse “Nós neste momento temos capacidade para responder às situações que nos chegam e que têm enquadramento no programa”. Deixou ainda um pedido “aquilo que pedimos é que nos sinalizem mais situações”.
António Dinis, morador da casa, acredita que as maiores diferenças na habitação foram “criar mais um quarto para um dos filhos, porque viviam os dois no mesmo quarto pequeno, o quarto de casal ficou maior e mais confortável, a beleza da casa e também o telhado”. António ajudou no processo de reabilitação da casa e agora quer também tornar-se voluntário.
“Seria surreal ter pessoas que não me conhecem de lado nenhum a virem ajudar-me e eu apenas olhar para o trabalho deles. Isso levou-me até a falar com o engenheiro Eduardo para participar também futuramente neste tipo de colaborações, porque acho fundamental”, salientou António Dinis.
O que mudou na vida desta família foi “essencialmente o conforto”. “Agora só temos um edredão na cama, já não temos dez”, declara, com um sorriso, António Dinis.
Eduardo Lopes, gestor de operações do Porto da associação Just a Change, expressou que “Estamos a falar de uma equipa em que eram cinco pessoas de manhã e cinco pessoas de tarde. Estivemos aqui cerca de um mês e meio. Por volta de 60 pessoas passaram por aqui, das áreas mais diversas, desde pessoas que já estão a trabalhar, reformados até aos estudantes universitários”.
Já foram realizadas cinco reabilitações no programa Porto Amigo e estão previstas mais quatro até ao final deste ano. O orçamento ao todo será de 60 mil euros.