Rita Ribeiro vence Torneio de São Pedro 2025 e destaca Paredes Golfe Clube na estreia no xadrez federado

Rita Ribeiro vence Torneio de São Pedro 2025 e destaca Paredes Golfe Clube na estreia no xadrez federado

02/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Rita Ribeiro, jovem xadrezista sub18 do Paredes Golfe Clube (PGC), conquistou o primeiro lugar no Torneio de São Pedro 2025, realizado no dia 29 de junho na Clube House do Campo Aqueduto, em Paredes. A natural de Eiriz, Paços de Ferreira, somou 7 pontos e superou o principal favorito, Daniel Silva, também do PGC.

A vitória de Rita ficou praticamente definida logo na segunda ronda, quando derrotou Daniel Silva num confronto decisivo para o resultado final. A campeã distrital feminina sub18 de partidas rápidas da Associação de Xadrez do Porto 2024/2025 destacou-se nesta sua época de estreia no xadrez federado nacional.

Daniel Silva, campeão coletivo juvenil da CLDE Tâmega 2024/2025, terminou em segundo lugar com 6 pontos, interrompendo a sua série de vitórias nos torneios do clube, onde venceu o 2.º e o 3.º Torneio de Xadrez do PGC realizados em dezembro de 2024 e abril de 2025, respetivamente.

O pódio foi fechado por Leonardo Cardoso, sub10 do PGC, que somou 4 pontos com um percurso de 4 vitórias e 3 derrotas, confirmando o domínio total do Paredes Golfe Clube nesta edição.

Este foi o quarto evento competitivo promovido pelo PGC na sua época inaugural no xadrez federado, que tem como objetivo proporcionar oportunidades de competição a membros do clube e xadrezistas da região, assim como fomentar o interesse pela modalidade no Vale do Sousa, com treinos abertos a todos.

Arménio Santos, diretor do PGC, fez um balanço muito positivo da época 2024/2025, destacando Rita Ribeiro pela conquista do título distrital feminino sub18 em rápidas, o vice-campeonato distrital feminino em rápidas, e o terceiro lugar no pódio feminino do Campeonato Distrital Absoluto de Clássicas, além do troféu de melhor participante feminina federada na 4.ª edição do Campeonato Felgueiras Xadrez.

Daniel Silva recebeu também elogios do diretor, pela sua performance consistente, incluindo pódios nas etapas do 4.º Campeonato Felgueiras Xadrez, um segundo lugar no Torneio António Ferreira de Carvalho e um desempenho notável no Desporto Escolar, com 5.º lugar individual na final da CLDE Tâmega e campeão coletivo juvenil.

Santos referiu ainda Pedro Ferreira, vencedor do 1.º Torneio de Xadrez do PGC e campeão individual juvenil no Desporto Escolar, e Diogo Carneiro, sub16, que alcançou o 3.º lugar no escalão de iniciados da CLDE Tâmega 2024/2025.

O diretor do PGC enalteceu o esforço coletivo dos seus xadrezistas na participação do Campeonato Distrital por Equipas da Associação de Xadrez do Porto, onde o clube foi o único representante do Vale do Sousa em oito rondas disputadas entre janeiro e maio de 2025.

Foto: DR