PSP do Porto reforçada com 200 novos agentes até ao final de 2026

PSP do Porto reforçada com 200 novos agentes até ao final de 2026

14/05/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto vai receber um reforço estratégico de 200 novos agentes até ao final de 2026. A garantia foi dada pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, após uma reunião de alto nível realizada esta terça-feira na Casa do Roseiral.

No encontro, que juntou o chefe do Governo e os presidentes das câmaras do Porto, Pedro Duarte, e de Lisboa, Carlos Moedas, foi discutida uma estratégia comum de segurança para as duas maiores áreas metropolitanas do país. Segundo confirmou a Câmara Municipal do Porto, este reforço será possível graças a uma reorganização nacional que permitirá libertar cerca de 500 agentes de funções administrativas para o policiamento de proximidade e patrulhamento de rua.

Para Pedro Duarte, anfitrião do encontro, a chegada destes novos efetivos — que se somam aos 80 agentes já integrados na Polícia Municipal — terá um “impacto brutal” na tranquilidade e segurança da cidade. O autarca destacou ainda a importância da cooperação institucional entre o Governo e os municípios do Porto e Lisboa no combate à pequena criminalidade e no reforço da presença policial nas ruas.

“A medida mais eficaz é ter mais polícias na rua”, afirmou o presidente da Câmara do Porto, congratulando-se com os resultados da reunião tripartida que coloca a segurança urbana no topo das prioridades políticas nacionais.

Foto: DR