Pressão para Vendas no FC Porto Aumenta Devido a Falha da FIFA

Pressão para Vendas no FC Porto Aumenta Devido a Falha da FIFA

18/07/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A pressão sobre o FC Porto para vender jogadores deverá aumentar em virtude de uma falha nas negociações da FIFA. A receita esperada com a participação no Mundial de Clubes do próximo ano, que será realizado nos Estados Unidos, será inferior ao previsto pelo clube.

A FIFA estava em conversações com a Apple para um acordo global de transmissão da nova versão do Mundial de Clubes, alargado para 32 equipas em 2025. O objetivo era aumentar a receita disponibilizando os jogos por streaming ao invés de televisão convencional. No entanto, a Apple ofereceu apenas mil milhões de euros, um quarto dos 4 mil milhões pretendidos pela FIFA, resultando no fracasso do acordo.

Nesta semana, a FIFA abriu um concurso para vender os direitos de transmissão nas Américas (Norte e Sul), Ásia, Médio Oriente e Norte de África. Um procedimento semelhante será realizado posteriormente na Europa. Analistas afirmam que a receita será inferior ao esperado e sugerem que, nos Estados Unidos, país anfitrião, a competição possa até ser adiada.

O FC Porto, assim como o Benfica e outros 29 clubes já apurados, contava com um prémio de participação de 50 milhões de euros, conforme prometido nos bastidores. Com a confirmação de que esse valor será significativamente menor – Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, mencionou recentemente 20 milhões de euros – ou até com o possível adiamento do evento, o FC Porto terá que compensar a falta de receita.

Essa situação aumentará a pressão para vender jogadores, possivelmente abaixo dos valores desejados pela SAD. Entre os jogadores mencionados estão Diogo Costa, cuja cláusula de rescisão é de 75 milhões de euros, e Francisco Conceição, com uma cláusula de 45 milhões de euros.