Presidente da Câmara do porto Quer Veículos Pesados fora da VCI

Presidente da Câmara do porto Quer Veículos Pesados fora da VCI

23/01/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, fez um apelo na segunda-feira, 22 de janeiro, para a implementação das medidas destinadas a “retirar pesados da Via de Cintura Interna (VCI)”. Essa decisão havia sido acordada por um grupo de trabalho em 2020, e o autarca responsabilizou o Governo e o Município de Matosinhos pela sua “não implementação”.

“Não precisamos de reativar nenhum grupo de trabalho. Ele já tirou conclusões. Portanto, é apenas aplicar as questões. A Câmara Municipal do Porto fará a sua parte, e a sua parte é uma intervenção, ainda com algum peso, nas saídas e entradas da VCI no Porto”, afirmou Rui Moreira à Lusa, de acordo com informações divulgadas pelo Porto Canal.

O movimento independente Aqui Há Porto!, que apoia Rui Moreira, acusou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, de voltar atrás na decisão devido à proximidade das eleições de 2021.

O movimento alega que essa reversão resultou na manutenção do estado atual da VCI. “Quando os municípios contíguos solicitam ao Porto uma abordagem mais abrangente e metropolitana para a região, é notável que, ao depararem-se com decisões impopulares junto de seus próprios habitantes, optam, não raras vezes, por empurrar a responsabilidade para o Governo ou, como neste caso, para o Município do Porto, prejudicando desta forma soluções para o problema da mobilidade metropolitana”, critica o movimento.

Rui Moreira salientou que, independentemente das decisões dos municípios, a responsabilidade é claramente do Governo e da Infraestruturas de Portugal (IP).

Destacou que, como a VCI é claramente uma responsabilidade do Estado através da IP, qualquer problema na VCI deve ser decidido pelo Estado. O problema em questão está relacionado com o trânsito e os acidentes causados por veículos pesados na VCI.

A solução proposta é transferi-los para a A41-CREP (Circular Regional Externa do Porto), com isenção de pagamento de portagens. “Matosinhos diz que, depois de ter participado naquele estudo, chegou à conclusão que isso seria inconveniente para alguns dos seus habitantes. Mas isto é uma matéria que o Governo tem de articular com Matosinhos, já não posso ser eu”, reforçou Rui Moreira.

Além da retirada de veículos pesados da VCI, a proposta inclui a “eliminação de tráfego na A4 entre o nó da A3 e Matosinhos”, bem como a “introdução de pórticos dissuasores no acesso à VCI através da A3 e da A28”.