Praia de Silvalde, em Espinho, desaconselhada a banhos devido a contaminação da água

Praia de Silvalde, em Espinho, desaconselhada a banhos devido a contaminação da água

12/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A praia de Silvalde, no concelho de Espinho, está desaconselhada a banhos desde quinta-feira, na sequência da deteção de contaminação microbiológica da água. A informação foi confirmada esta sexta-feira pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que alertou para a presença de níveis elevados de bactérias potencialmente perigosas para a saúde pública.

De acordo com a APA, os resultados das análises de controlo regular da qualidade da água indicaram valores elevados de enterococos intestinais e/ou Escherichia coli (E. coli), microrganismos que podem provocar infeções urinárias, gastroenterites e outros problemas de saúde.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Espinho também já emitiu um alerta, reforçando que o desaconselhamento da ida à água “visa proteger a saúde pública”, recomendando o cumprimento rigoroso das indicações até nova atualização da situação.

A reabertura da praia a banhos dependerá de novas análises laboratoriais que atestem a ausência de elementos nocivos. Até lá, a recomendação oficial da APA é clara: “não tomar banho” na praia de Silvalde.

A praia em causa está situada no distrito de Aveiro, integrando a Área Metropolitana do Porto, e é uma zona balnear habitualmente procurada por residentes e turistas durante os meses de verão.

Foto: DR