Porto regista crescimento empresarial e máximos históricos em turismo e consumo em 2025
29/04/2026Com base nos dados publicados hoje no Boletim Económico do Porto, a estrutura empresarial da cidade registou a criação de 2.238 novas empresas em 2025. O boletim revela que a Invicta apresenta uma trajetória de crescimento notável, encerrando o ano com um saldo líquido positivo entre a constituição e a dissolução de sociedades.
As estatísticas apontam que, apenas no último trimestre do ano, foram constituídas 521 empresas. É possível observar um aumento no mercado de trabalho, consequência direta deste dinamismo económico, com os dados do documento a indicarem uma diminuição do número de desempregados inscritos no IEFP, fixando-se em 9.197 indivíduos em dezembro.
No setor do turismo e do consumo, o Aeroporto do Porto destaca-se no documento, ao ter movimentado quatro milhões de passageiros no final do ano, enquanto os proveitos do alojamento turístico superaram os 116 milhões de euros. Já no comércio local, as transações na rede Multibanco atingiram os 850 milhões de euros, com o consumo de origem estrangeira a representar 16,1% do total transacionado, liderado por norte-americanos, espanhóis e franceses.
O Boletim Económico destaca ainda um comportamento divergente no plano financeiro da Área Metropolitana: enquanto o crédito à habitação cresceu 10,4%, atingindo os 18 mil milhões de euros, o endividamento das empresas recuou para 12,5 mil milhões. Esta redução é interpretada como um sinal de maior resiliência do tecido empresarial da região do Porto.
Hugo Beirão, vereador responsável pela área da Economia, sublinhou, a propósito dos dados apresentados, que os indicadores agora divulgados confirmam que o Porto atingiu “novos máximos históricos” em diversos setores. O autarca reforçou que a divulgação regular desta informação é essencial para acompanhar com rigor a evolução sustentada da atividade económica na cidade.
Foto: DR
Texto produzido por: Eduardo Alves



