Pedro Nuno Santos acusa no Porto a AD de querer importar modelo de saúde dos EUA

Pedro Nuno Santos acusa no Porto a AD de querer importar modelo de saúde dos EUA

03/05/2025 0 Por Rmetropolitana

Pedro Nuno Santos acusou esta tarde a Aliança Democrática (AD) de pretender aplicar em Portugal um modelo de saúde semelhante ao dos Estados Unidos, que classificou como ineficaz e gerador de desigualdades. A crítica surgiu durante um comício do PS no Porto, realizado no Pavilhão Rosa Mota — o mesmo palco onde, há pouco mais de um ano, António Costa passou o testemunho da liderança socialista ao atual secretário-geral.

Perante uma plateia composta por militantes e simpatizantes, Pedro Nuno Santos alertou para aquilo que considera ser uma ameaça ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), afirmando que a AD “quer transformar o direito à saúde num negócio” e que o exemplo norte-americano “é um sistema caro, ineficiente e que deixa milhões de pessoas sem acesso a cuidados básicos”.

O líder socialista reforçou a importância de defender o SNS como “um dos pilares da democracia” e prometeu continuar a lutar por um sistema de saúde público, universal e de qualidade. A intervenção surge numa altura em que o debate sobre a gestão e financiamento do setor da saúde tem marcado a agenda política nacional.