
Pedro Gonçalves lança single ‘Alma Gémea’ e prepara lançamento do primeiro álbum que marcará 2024
03/01/2024Pedro Gonçalves, um nome que ressoa na cena musical portuguesa há mais de uma década, está prestes a cativar o publico com o lançamento do tão aguardado álbum “Alma Gémea” que dá também nome ao primeiro single lançado no passado dia 29. Numa uma entrevista reveladora, o cantor compartilhou as suas emoções sobre o lançamento do novo single e suas esperanças para o ano de 2024.

“Estou muito feliz de finalmente partilhar ‘Alma Gémea’ com as pessoas que me seguem… Esta canção, que escrevi há quase 10 anos, ganhou vida no álbum que leva o mesmo nome. O álbum conta a história de um amor que não têm início nem fim…. É uma jornada, uma evolução musical e pessoal que agora faz todo sentido.”
A jornada de Pedro até este álbum não foi uma estrada linear. Desde sua entrada no cenário musical em 2012, inicialmente através do YouTube, e da participação no The Voice, enfrentou desafios e adiamentos na realização do seu sonho de lançar um álbum. “A vida foi se construindo até chegar ao momento certo. Agora, sinto que é o momento certo para lançar este álbum, e ele tem muito mais essência e verdade do que se tivesse sido lançado antes.”
Ao abordar a evolução nas letras ao longo dos anos, sobretudo tendo em conta que de uma música para a outra neste álbum haja possibilidade de se terem passado alguns anos, Pedro destacou a maturidade percetível, especialmente em músicas mais recentes. “Acho que há músicas que tu ouves e tu percebes qual é a mensagem, mas esta realmente muito simples, e há outras que tu vais ouvir e percebes ok há aqui uma evolução, parece que foi outras pessoas a escrever, há uma maturidade diferente nas palavras…. as pessoas vão reparar e perceber as diferenças entre ok esta música foi escrita agora, esta não”

A música “Alma Gémea” foi escrita em 2015 no quarto com uma guitarra durante uma fase inicial de relações amorosas na vida do artista, quando começou a perceber que o coração podia bater de outra forma e se começou a apaixonar: “É uma canção simples, mas tem a mensagem que eu queria transmitir. Nasceu do sentimento de estar apaixonado, e de perceber que o coração pode bater de maneira diferente quando nos apaixonamos.”
Pedro Gonçalves já experimentou o sabor do sucesso com o single “Para Além de Ti”, que alcançou o topo das vendas nacionais. Sobre a possibilidade de repetir esse feito com o álbum, ele expressou otimismo. “Espero que sim. A expectativa é conseguir o número 1 com o álbum. Um passo de cada vez. Foco no single agora, e até lá, ainda há um caminho a percorrer e um álbum para finalizar.”
Quanto às colaborações para este álbum Pedro revelou um dueto especial com Knox, um talentoso artista da sua agência. “Foi uma adição incrível à música. Estou muito contente com a colaboração e acredito que vai acrescentar algo muito bom ao álbum.”
Ao longo dos anos e enquanto adiava o sonho do álbum, Pedro foi se reinventando e tornou-se um grande criador de conteúdo em plataformas como o Instagram e Tik Tok, onde através da música cria conteúdos divertidos e conteúdos que fazem sobressair o seu talento para fazer música de forma natural, com esta bagagem e experiências foi possivel refletir sobre a mudança no paradigma musical, destacando o papel desafiador das redes sociais sobretudo em tempos onde cada vez mais as pessoas preferem o conteúdo rápido.
“”Dá mais trabalho agora. Antigamente, um artista focava apenas na música, mas hoje em dia, temos que ser versáteis, entender as redes sociais e criar conteúdo que atraia seguidores. É um processo diferente, mas ao mesmo tempo, temos plataformas gratuitas que nos permitem alcançar o mundo inteiro….Mas acho que as coisas vão mudando, não sei se é melhor ou pior, eu acho que é diferente, é quase como se tivéssemos nos anos 70 e estamos a crescer naquela fase do rock and roll e das tours álbuns, e vamos fazer uma tour pelo mundo durante 2 ou 3 anos a promover o mesmo álbum, e depois chegamos aos anos 2000 e percebemos ok afinal um álbum já não dura assim tanto tempo, um álbum dura se calhar um ano e tens de lançar um álbum todos os anos, e agora estamos a passar para outra fase em que ok agora as pessoas já não querem ouvir álbuns porque ninguém compra cds mas querem ouvir musicas e querem que lances muita musica, e podes usar as redes sociais para te promover dessa maneira”

Ao projetar o futuro, Pedro expressou suas esperanças para 2024 e o que espera deste novo álbum e da aceitação do publico: “Quero que 2024 seja um ano de muito trabalho, com o álbum finalmente lançado. Quero levar as músicas para as pessoas, que se identifiquem com a história que estou contando. Espero que recebam o álbum com carinho, pois foi feito com sinceridade e honestidade.”
Apesar do álbum ainda não está fechado, o seu lançamento esta marcado para este ano de 2024 e trata consigo uma tournée, ainda sem salas definidas, mas que é uma certeza dada pelo artista que quer passar pelos diferentes pontos do país para levar as pessoas a conhecer o seu novo projeto. “as salas ainda não estão definidas, o que vai acontecer é uma tour de apresentação do álbum em casas de espetáculo pelo país inteiros, tentar conseguir chegar a todos os pontos do país., acho que quem lança um álbum, quem escreve música quer canta-la com as pessoas, quer cantar as músicas para as pessoas, então faz todo o sentido isso acontecer”
Pedro Gonçalves está pronto para conquistar o país e agarrar o publico com este projeto, seja através da simplicidade das suas primeiras composições ou da maturidade das recentes, Pedro promete uma experiência musical única que reflete a sua jornada e crescimento ao longo dos anos.