
Passadiços do Paiva reabrem após obras de recuperação dos estragos provocados pelos incêndios
16/04/2025Os Passadiços do Paiva, em Arouca, reabriram esta segunda-feira na sua extensão total de cerca de oito quilómetros, após três meses de obras para reparar os danos causados pelos incêndios que atingiram a região em setembro do ano passado.
De acordo com a Câmara Municipal de Arouca, responsável pela gestão desta infraestrutura localizada no distrito de Aveiro e integrada na Área Metropolitana do Porto, a empreitada de recuperação foi adjudicada por cerca de 211.700 euros e incluiu a reconstrução de 860 metros do percurso afetado, sendo 260 metros referentes a troços de piso de madeira regular e 600 metros relativos a secções de escadarias.
Os trabalhos envolveram ainda a substituição de corrimões, limpeza de sinalética informativa e outros elementos do percurso, incluindo placas sobre a biodiversidade local, afetadas pelas chamas.
Apesar da reabertura integral ao público, a intervenção ainda não está concluída. A autarquia informa que, paralelamente à visitação, pequenos trabalhos e arranjos continuam a ser realizados, com o objetivo de garantir a conclusão total da reconstrução do troço ardido até ao final de abril.
A reabertura total dos passadiços surge numa altura estratégica, permitindo o seu funcionamento pleno durante a época da Páscoa, tradicionalmente marcada por uma forte afluência de visitantes. “Os Passadiços do Paiva são uma das mais importantes infraestruturas turísticas locais, pelo que é com enorme satisfação que conseguimos ter a funcionar as duas entradas do percurso a tempo da Páscoa”, referiu fonte da autarquia.
Recorde-se que o incêndio que deflagrou a 17 de setembro de 2024, e que se estendeu até ao dia 19, causou prejuízos estimados em 5,3 milhões de euros, dos quais 350 mil euros se referem exclusivamente aos danos sofridos pelos Passadiços do Paiva. O fogo teve origem no município vizinho de Castro Daire e chegou a mobilizar mais de 230 operacionais em simultâneo, afetando cerca de 20% do território de Arouca.
Com a reabertura, os Passadiços do Paiva voltam a estar disponíveis para todos os que desejem explorar uma das paisagens naturais mais emblemáticas do país, com a promessa de segurança e renovação contínua da infraestrutura.
Foto: CM Arouca