
Paciente de VIH curado com transplante de medula óssea
23/02/2023(Texto de Sara Ferreira)
É o quinto caso de sucesso conhecido de um paciente infetado com o vírus da imunodeficiência humana (VIH). O homem de 53 anos conhecido como “paciente de Dusseldorf” foi considerado curado após um transplante de medula óssea, na Alemanha.
Segundo a Veja, o relatório publicado esta segunda-feira (20) na revista científica “Nature Medine”, demonstra que o paciente para além de ser positivo ao VIH tipo 1 (HIV-1), tinha leucemia, diagnosticada em 2011, seis meses depois de ter começado o tratamento para o vírus causador da SIDA.
Em 2013, com o propósito da doença não avançar mais (leucemia), o paciente realizou um transplante de medula óssea, onde se deu a busca por um doador que possuísse uma mutação rara mas natural (GGR5), que torna a pessoa geneticamente resistente à maioria das estirpes do VIH, bloqueando a infeção e interrompendo a replicarão viral, como aconteceu nos casos anteriores.
Cinco anos após o acompanhamento, os médicos tomaram a decisão de interromper o tratamento antiviral, uma vez que, seria a única forma de entender se o paciente estava realmente curado. Efetivamente, o paciente entrou em remissão, levando os médicos à conclusão que não apresentava nenhum traço do vírus capaz de provocar uma infeção, além de demonstrar níveis decrescentes de anticorpos específicos do mesmo. Declararam então que, “Estes resultados são fortes vidências de que o HIV-1 foi curado”.