
Oliveira de Azeméis Inaugura Escultura de Paulo Neves em Comemoração aos 40 Anos de Cidade
15/06/2024Na passada sexta-feira, o município de Oliveira de Azeméis inaugurou uma escultura do artista Paulo Neves, como parte das celebrações dos 40 anos de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade. A peça, em formato de um par de chancas, consideradas as “mais pesadas do mundo”, visa homenagear a história da indústria do calçado no concelho.
Em declarações ao Correio de Azeméis, Joaquim Jorge, autarca oliveirense, destacou que esta é “uma justíssima homenagem aos empresários deste setor que são resilientes, combativos, conhecem o seu negócio e conseguem competir num setor de atividade que é muito difícil e complexo”.
Localizada na rotunda do Samil, a peça intitulada “Par de Chancas” consiste em duas chancas de grandes proporções, cada uma medindo quatro metros de comprimento, dois metros e vinte de altura, e um metro de largura. As esculturas, feitas com 25 toneladas de mármore do Alentejo, foram criadas pelo escultor cucujanense Paulo Neves.
“Para mim, foi fantástico. Sou de Cucujães e o facto de me terem convidado para fazer um monumento ao calçado, uma indústria que desde pequeno assisti a pessoas e conheci sempre pessoas que trabalhavam no setor do calçado”, sublinhou o artista ao Correio de Azeméis.
Foto: Azeméis.net