Novo equipamento na Trofa melhora acolhimento e tratamento de animais

Novo equipamento na Trofa melhora acolhimento e tratamento de animais

17/04/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal da Trofa inaugura, no próximo dia 23 de abril, pelas 14h30, o novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), um equipamento que representa um investimento superior a 1,1 milhões de euros e reforça significativamente as condições de acolhimento e tratamento de animais no concelho.

Localizado na Rua do Termo, na União de Freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago), o novo CROA vem substituir o antigo Canil Municipal, dando lugar a uma infraestrutura moderna, mais funcional e alinhada com as exigências atuais em matéria de bem-estar animal.

Com um investimento total de 1 117 531,02 euros, o equipamento permitirá alojar os animais sob responsabilidade da autarquia em condições mais dignas, assegurando simultaneamente melhores condições de trabalho para os profissionais envolvidos.

O centro está equipado com diversas valências médico-veterinárias, incluindo consultório, enfermarias, sala de cirurgia, maternidades, sala de recobro e espaços de higienização. Estas infraestruturas possibilitam a realização de tratamentos, esterilizações e acompanhamento clínico no próprio local, promovendo uma resposta mais eficaz e célere.

Com capacidade para cerca de 100 cães e 30 gatos, o CROA permitirá ainda concentrar num único espaço os serviços técnicos, médico-veterinários e administrativos, aumentando a eficiência da atuação do Gabinete de Medicina e Bem-Estar Animal.

O presidente da autarquia, Sérgio Araújo, sublinha a relevância do projeto: “Este é um projeto há muito ambicionado, que vem dar uma resposta mais eficaz e digna às necessidades do concelho em matéria de bem-estar animal. Mais do que garantir a recolha de animais, estamos a assegurar melhores condições de acolhimento e de trabalho.”

O autarca acrescenta ainda que “este equipamento reflete o compromisso do Município com a saúde pública, a proteção animal e a qualidade de vida no concelho.”

A inauguração do novo CROA representa mais um passo na estratégia municipal de promoção do bem-estar animal e de modernização dos serviços públicos.

Foto: DR