
Música 60 + animou seniores com espetáculo no Parque de Avioso na Maia
01/06/2023Foi uma tarde animada para os cerca de 1000 seniores das IPSS do Concelho da Maia que estiveram, esta quarta-feira, no Parque de Avioso – S. Pedro, na freguesia do Castêlo da Maia, para assistir ao espetáculo musical “Todos somos uma canção”, pela Associação Extragenária.
Ao grupo, para uma tarde animada, juntou-se o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e a Vice-Presidente, Emília Santos e os presidentes de junta ou seus representantes.
António Silva Tiago considera que é uma boa forma de encerrar o mês de maio e preparar o início do programa de turismo sénior. “Desejo-vos muita saúde, muita alegria e espero que sejam felizes neste período da vossa vida em que já são mais maduros e estão disponíveis para desfrutar da vida. Nós, enquanto câmara municipal, estamos disponíveis para vos ajudar a desfrutar da vida porque já trabalharam muito”, afirmou.
No palco, os animadores da associação lá foram lembrando algumas músicas que fazem parte da vida de cada um dos presentes e não faltou a “Laurindinha, vem à janela” e o “apita o comboio”. Da plateia, uns seniores foram acompanhando e cantando o refrão, mas houve mesmo quem tivesse aproveitado para dar um passinho de dança.
Apesar de admitir não ser “uma grande cantora”, Fernanda Duarte, 75 anos, gosta muito de cantar. “É uma alegria e gosto de alegrar os outros”, confessa. Por isso, desafiada pelos animadores, não escondeu a alegria, subiu ao palco e cantou para todos os presentes.
Já com outro tipo de experiência, Sebastião Sousa, subiu ao palco e “encantou” os seus pares. Canta desde pequeno e chegou mesmo a ser vocalista de um grupo de música popular portuguesa, antes de ir para a tropa, em Angola.
Fernanda Duarte é utente do Centro Social e Paroquial da Maia – Lar de Nazaré e na instituição a música faz parte do dia a dia, garante a diretora técnica, Sandra Almeida. “A música é uma área muito importante, é, por exemplo, indispensável para acompanhar o exercício físico. Na instituição, andamos sempre a cantarolar e a dançar”.
O concerto surgiu no âmbito do Programa Municipal Saúde Sénior 60 + da Câmara Municipal da Maia, com o objetivo de promover o convívio e o bem-estar entre os seniores, e destina-se, não só aos utentes do programa, mas a todos os seniores do Município
O Música 60+ é uma das atividades do programa municipal e surge porque a música exerce sobre o ser humano um efeito terapêutico comprovado, permitindo melhorar o sistema imunitário, a performance física e a qualidade do sono, reduzindo a ansiedade e a depressão e aliviando a dor.
Tudo bons motivos para proporcionar a todos os seniores o reencontro com a música, criando hábitos para que esteja sempre presente no dia a dia.
Foto: DR