Museu do Carro Eléctrico recebe mais visitantes e reforça impacto social em 2025
19/05/2026O Museu do Carro Eléctrico encerrou o ano de 2025 com resultados que consolidam a sua relevância como equipamento cultural da cidade do Porto. O ano ficou marcado pela entrada em vigor, a 1 de janeiro, do Contrato-Programa para o Museu do Carro Eléctrico, celebrado entre a STCP e o Município do Porto.
Com um crescimento de 12% no número de visitantes face ao ano anterior, o Museu recebeu mais de 48 mil visitantes ao longo de 2025. Destes, cerca de 30 mil correspondem a entradas de bilheteira e 19 mil a participantes nas atividades e eventos promovidos durante o ano.
Entre os principais destaques da programação estiveram os projetos “Segundas D’Elétrico” e “Observatório”, duas iniciativas que reforçam a dimensão social e territorial do Museu.
O tradicional Desfile de Carros Elétricos, realizado a 3 de maio, integrou pela primeira vez atividades complementares no Museu, reunindo mais de 1.500 participantes.
O Museu manteve ainda a programação anual com o “Elétrico de Natal”, o Dia Internacional dos Museus, a Noite Europeia dos Museus e o “Entrelinhas”.
Durante 2025, acolheu duas exposições temporárias: a mostra comemorativa dos 50 anos do Carnation Revolution, inaugurada em 2024, e a exposição “Em Ponto Pequeno”, dedicada à arte em miniatura.
Em 2025, o Museu reforçou também a sua estratégia de inclusão e impacto social.
No âmbito do projeto “Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais”, foram avaliados os resultados de ações realizadas fora de portas, como a exposição nos Albergues do Porto, as comemorações do Dia da Criança e a participação no projeto internacional “Slow Memory”. Estas iniciativas envolveram mais de mil participantes e registaram um aumento de 201% na participação de pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do Museu com a acessibilidade e inclusão.
Na gestão das coleções, foi concluído em 2025 o processo de digitalização do arquivo fotográfico, num total de 10.300 espécies.
Atualmente, a coleção do Museu é composta por 7.194 objetos, dos quais 59% se encontram totalmente catalogados e disponíveis na base de dados INArte, reforçando o compromisso com a preservação, investigação e acesso ao património.
Os resultados de 2025 reafirmam o Museu do Carro Eléctrico como um espaço de referência cultural e social na cidade do Porto, que continuará a estar próximo da comunidade e a preservar a memória coletiva da história dos transportes em carris.
Foto: STCP


