Município de Espinho atribui apoio de 10 mil euros à Patinhas Sem Lar
08/01/2026O Município de Espinho aprovou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 10 mil euros à Patinhas Sem Lar – Associação de Proteção dos Animais, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela associação no acolhimento, cuidado e reintegração de animais errantes e abandonados no concelho.
Ao longo de 2025, a Patinhas Sem Lar colaborou de forma próxima com a autarquia, assegurando a reabilitação e o tratamento de cerca de 400 animais recolhidos no território municipal. Um número que reflete o aumento da procura por respostas na área da proteção animal e o esforço contínuo desenvolvido pelas associações locais.
A entrada em vigor da Lei n.º 27/2016, que proíbe o abate de animais como método de controlo populacional, veio reforçar as exigências técnicas e operacionais impostas aos municípios. Neste contexto, as parcerias com associações de proteção animal assumem um papel fundamental, permitindo dar resposta às necessidades de acolhimento, tratamento, esterilização e promoção da adoção de animais errantes e abandonados.
O apoio agora aprovado enquadra-se no protocolo de colaboração celebrado em 2024 entre o Município de Espinho e a Patinhas Sem Lar e, segundo a autarquia, “visa reforçar o apoio à Associação face ao esforço adicional realizado no último ano, decorrente da recolha e tratamento de um número muito superior de animais ao previsto, o que originou encargos acrescidos com cuidados médico-veterinários”.
Com esta decisão, o município reafirma “o compromisso com políticas de bem-estar animal assentes na responsabilidade, na cooperação com o movimento associativo e na construção de soluções que promovam o acolhimento, a proteção e a adoção de animais no concelho”, sublinhando a importância do trabalho em rede para a eficácia das respostas nesta área.
Constituída em 2005, a Patinhas Sem Lar é uma associação sem fins lucrativos com intervenção reconhecida no concelho de Espinho, desenvolvendo uma atividade de “grande relevância social, assegurando a recolha, tratamento médico-veterinário, esterilização, acolhimento e promoção da adoção de animais”, contribuindo de forma decisiva para o bem-estar animal no município.
Imagem: DR



