Movimento de Rui Moreira Confirma Candidatura às Eleições Autárquicas de 2025

Movimento de Rui Moreira Confirma Candidatura às Eleições Autárquicas de 2025

30/11/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O movimento independente Porto, o Nosso Movimento confirmou, este sábado, a sua candidatura às eleições autárquicas de 2025. A decisão foi aprovada por unanimidade e aclamação na Assembleia Geral mais concorrida da história do movimento, com mais de 150 participantes.

Com Rui Moreira a cumprir o terceiro e último mandato como presidente da Câmara do Porto, a sucessão deverá ser liderada pelo atual vice-presidente, Filipe Araújo, que preside ao movimento. Apesar de ainda não oficializar a sua candidatura, Araújo já manifestou interesse no cargo. “Obviamente que seria uma enorme honra ser presidente da Câmara do Porto. Não o posso esconder”, afirmou anteriormente ao Jornal de Notícias.

Na Assembleia Geral, foram também aprovadas as revisões orçamentais para 2024 e o Plano de Atividades do próximo ano. O movimento sublinhou o seu compromisso com uma gestão independente e livre de ligações político-partidárias, considerando esta abordagem essencial para os resultados alcançados ao longo de 12 anos de liderança de Rui Moreira.

Em comunicado, a direção destacou: “Este grupo de cidadãos tem a experiência e a competência necessárias para garantir que este caminho de melhoria e de progresso tem continuidade no tempo.”

No entanto, a posição do CDS-PP, um dos partidos que apoia atualmente o movimento, revelou nuances. Em comunicado assinado por Catarina Araújo, vereadora e militante do CDS-PP, o partido afirmou que “não foi decidido para já uma candidatura autónoma ou liderante do movimento às autárquicas”. Em vez disso, o CDS propõe a integração de um novo projeto que inclua partidos como o PSD e outros aliados.

Filipe Araújo, por sua vez, assegurou que o movimento obteve um mandato claro para avançar de forma independente, mas afirmou estar disponível para dialogar com os partidos que atualmente integram a coligação, como CDS, Iniciativa Liberal, Nós Cidadãos e MAIS.

Com esta decisão, o Porto, o Nosso Movimento dá início a um novo capítulo, prometendo continuidade no modelo de gestão que prioriza o Porto e os portuenses acima de qualquer alinhamento político-partidário.