
Mosaico Social une Santa Maria da Feira para celebrar 25 anos de compromisso com a comunidade
03/06/2025 0 Por RmetropolitanaSanta Maria da Feira prepara-se para viver, de 24 a 28 de junho, um dos momentos mais marcantes da sua história recente com a realização da VIII edição do Mosaico Social. Este ano, o evento celebra os 25 anos da Rede Social concelhia, sob o lema “Cuidar do Presente a Pensar no Futuro”, reforçando o papel fundamental da comunidade na construção de um território mais solidário e coeso.
Com uma programação rica, inclusiva e intergeracional, o Mosaico Social assume-se como um verdadeiro movimento comunitário. O evento arranca no dia 24 com a inauguração de uma instalação cultural interativa dedicada às duas décadas e meia da Rede Social, e com um concerto da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, que marcará simbolicamente o início das comemorações.
Ao longo de cinco dias, Santa Maria da Feira será palco de debates estratégicos, oficinas, workshops, espetáculos, atividades para famílias e das já tradicionais Olimpíadas Seniores, inseridas no programa Movimento e Bem-Estar. As Mosaico Talks trarão ao centro da reflexão temas cruciais como inovação social, envelhecimento, infância, saúde mental, habitação, migrações e cidadania ativa.
Paralelamente, a “Feirinha no Mosaico” dará visibilidade a produtores e artistas locais, promovendo a criatividade, a sustentabilidade e os projetos de autoria feirense.
Os dias 26 e 27 de junho destacam-se pelo seu simbolismo. No dia 26, logo pela manhã, arrancam as Olimpíadas Seniores, e à noite, o concerto PINs Som da Rua, da Liga para a Inclusão Social, promete emocionar com um espetáculo protagonizado por mais de 80 participantes da Área Metropolitana do Porto, numa verdadeira mostra de inclusão e talento.
Nesse mesmo dia, serão inaugurados dois equipamentos de forte impacto social: o Banco Concelhio de Ajudas Técnicas, em São João de Ver, em parceria com a Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião, que disponibilizará camas articuladas, cadeiras de rodas e outros apoios, e a nova Delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, que reforçará o apoio à saúde e prevenção no concelho.
No dia 27, às 14h30, realiza-se o encerramento das XIX Olimpíadas Seniores, com a habitual entrega de medalhas e um momento festivo de celebração da energia dos mais velhos. A jornada termina com a Gala Concelho Solidário, no Europarque, um jantar-homenagem às pessoas e instituições que têm contribuído ativamente para o fortalecimento da Rede Social ao longo dos anos.
O evento encerra no dia 28 de junho com o concerto do coletivo Retimbrar, num espetáculo de ritmo, tradição e comunidade.
Mais do que um evento, o Mosaico Social é um reflexo de uma comunidade unida em torno de valores como a partilha, o cuidado e a transformação social. Uma celebração dos caminhos feitos e uma convocatória para os desafios que ainda estão por vir. Santa Maria da Feira mostra, mais uma vez, que é possível cuidar do presente… com os olhos postos no futuro.