Moinho Cine Fest traz quatro dias de cinema a Matosinhos

Moinho Cine Fest traz quatro dias de cinema a Matosinhos

25/03/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Moinho Cine Fest está de volta para a sua 7ª edição, trazendo a magia do cinema a Matosinhos. O festival decorre na União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e arranca já na sexta-feira, 28 de março, prolongando-se por quatro sessões nos dias 29 de março, 5 e 12 de abril, sempre às 21h, com entrada livre.

Nesta edição, serão exibidos 50 filmes de 20 países, apostando na diversidade cultural e na riqueza narrativa do cinema internacional. A cerimónia de abertura contará com a presença dos jurados: a atriz Lídia Muñoz e os realizadores José Paulo Santos e Tiago Durão.

Ao longo do festival, serão atribuídos 10 prémios monetários, e todas as produções em competição terão direito ao pagamento de taxas de exibição. O Moinho Cine Fest foi distinguido com o selo EFFE 2024-2025, um reconhecimento da European Festivals Association (EFA), com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, reforçando a sua relevância no panorama cinematográfico europeu.

O evento é uma iniciativa da ANARTEM – Associação Cultural, sob a direção do cineasta André Almeida Rodrigues, e conta com a promoção da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, tendo ainda a Câmara Municipal de Matosinhos como parceira institucional.

Créditos: Getty Images